Eletrosolaris em Ação

Saiba que você pode produzir sua própria Energia Elétrica.

Saiba que você pode produzir sua própria Energia Elétrica.

Um dos imensos atrativos da fonte solar é a possibilidade de todos gerarem energia elétrica. Mas só em 2012 a Aneel permitiu ao brasileiro escolher entre ser apenas um consumidor cativo ou gerar a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis, vendendo o excedente para a rede de distribuição da cidade.

Na geração solar, por exemplo, a “sobra” da energia gerada durante o dia é repassada à rede pública e, à noite, essa devolve a energia e ainda supre necessidades adicionais do consumidor/gerador.

A rede, portanto, funciona como uma bateria e, por isso, mesmo que o consumidor tenha créditos a receber, ele é obrigado a pagar uma tarifa pela disponibilidade da rede. O crédito de energia, válido por 36 meses, não é conversível em dinheiro, mas pode ser usado para abater o consumo de outra unidade ou na fatura do mês subsequente.

A expectativa é de que, com o crescimento dessa geração distribuída, sejam cada vez menores a necessidade de investir em expansão dos sistemas de transmissão e distribuição, o impacto ambiental, o volume de carga nas redes e as perdas técnicas.


Comentário(s) (0)


Deixe seu comentário