Eletrosolaris em Ação

PEQUENAS EMPRESAS E A ENERGIA SOLAR

PEQUENAS EMPRESAS E A ENERGIA SOLAR

Em julho deste ano, 2021, o setor de geração de energia solar distribuída atingiu 6 GW (gigawatts) no Brasil. Fonte de energia renovável,  limpa e abundante em todo planeta, obteve um crescimento de 45% no último ano, São mais de 650 mil unidades consumidoras e mais de meio milhão del sistemas instalados.  Isso compreende que a energia solar vem mudando vidas em nosso país, levando mais economia e autonomia enernética à população.

Energia Solar melhorando Empresas

Quando geramos a nossa própria energia elétrica, consequentemente evitamos usar águas de nossos reservatórios hídricos. Reduzindo o consumo e amenizando o cenário drástico comandado pelbandeira vermelha.

Hoje, a maior potência instalada é observada na classe de consumo residencial, ou seja, de 2,45 GW. Ela é seguida pela comercial, com 2,17 GW e a industrial, com 492 MW.

Beneficio aos setores de negócios

Um dos grandes motivos da opção por Sistemas Solares Fotovoltaicos é sua condição de grande coerência e de fator perfeitamente fomentador ao desenvolvimento de negócios, como as fazendas solares. Esse nicho de mercado é importante para promover o desenvolvimento local e regional. Além disso, permitem que os consumidores, sem recursos próprios, obtenham acesso à geração de energia limpa e renovável.

Até o final de 2021, a geração distribuída deve gerar R$ 17,2 bilhões de investimentos novos no país. Isso significa ultrapassar os 8 GW, então, estima-se um crescimento de 90% em relação ao instalado em 2020.

Zero...a atual alíquota de importação

Em 2020, a Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia decidiu zerar a alíquota de importação sobre painéis solares, entre outros itens. Tal decisão reduziu o custo do equipamento, além de incentivar a adesão de mais consumidores à energia solar.

Segundo os dados divulgados pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), nesses últimos dez anos vimos o custo dos módulos fotovoltaicos despencarem. Passamos de três dólares por watt em 2009, para 0,3 dólares por watt em 2019, ou seja, tivemos uma redução de 90%.

Cuidando do meio ambiente

As ações de preservação do meio ambiente estão cada dia mais presente na vida das pessoas. Esse é outro ponto importante nesse cenário e está levando os consumidores a procurarem formas mais conscientes de consumo de energia e de produtos. Tudo isso tem se intensificado com a chegada da pandemia, já que empresas e governos ao redor do mundo fortaleceram essa tendência. É o fortalecimento e a popularização das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) – Ambiental, Social e Governança.

Preocupação com os fenômenos climáticos 

Essa é mais uma preocupação que muda o olhar da população em relação à qualidade de vida no Planeta. Vale esclarecer que, ao longo dos últimos 50 anos, a temperatura média global aumentou no ritmo mais alto da história e a tendência está acelerando.

Todos, exceto um dos 16 anos mais quentes dos 134 anos, desde o início do monitoramento da NASA, ocorreram desde 2000. Devemos, é claro, considerar os ciclos de avanço e retrocesso glacial, nos últimos 650 mil anos da Terra. Mesmo assim, as evidências científicas apontam para mais de 95% de probabilidade de que a causa do aquecimento seja proveniente da ação e exploração humana. Contudo, a adesão à energia solar tem mudado vidas, trazendo mais economia, sustentabilidade e esperança de uma vida mais tranquila para as futuras gerações.

Redução da emissão de CO₂ na atmosfera

O aumento nos níveis de gases do efeito estufa, como dióxido de carbono, contribuem para o aquecimento global, que emitimos num ritmo extremamente alarmante.  Essas mudanças climáticas são reais; aumento da temperatura da Terra, aquecimento e elevação do nível de água dos oceanos, derretimento das geleiras e diminuição das coberturas de neve.

O sol, inquestionavelmente, é uma fonte de energia inesgotável. Seu uso diminui absurdamente as emissões de CO₂. Essas vantagens proporcionam às empresas a manutenção de seus processos com sustentabilidade, redução do impacto ambiental e uma baixíssima pegada de carbono. E, esse é seu melhor resultado quando se pensa em aderir ao uso da energia solar. Isso tudo sem falar na economia que resulta em uma fatura de energia de até 95%.


Comentário(s) (0)


Deixe seu comentário