Eletrosolaris em Ação

"Dois coelhos com uma só cajadada" e a Energia Solar

"Dois coelhos com uma só cajadada" e a Energia Solar

Estacionamento solar: o que é e como funciona



Você sabe o que é um estacionamento solar?

Uma das maiores tendências do mercado solar fotovoltaico, os Carports Solares têm surgido como a alternativa perfeita para quem deseja aproveitar o espaço de uma garagem. Além do bom aproveitamento do espaço, o estacionamento solar é beneficiado esteticamente pelas placas solares e auxiliam em muito na redução de custos com energia elétrica.  

Por isso, no post de hoje vamos te contar tudo que você precisa saber sobre essa forma relativamente nova de se utilizar aenergia solar.Ficou curioso? Então continue acompanhando e entenda como funciona com estacionamento solar!

O que é um estacionamento solar?

Os estacionamentos solares se caracterizam em sistemas fotovoltaicos instalados no solo, mas com um diferencial: as placas solares são colocadas sobre o teto do estacionamento. Os também chamados de carports solares vem ganhando cada vez mais popularidade pois esse tipo de instalação permite ângulo ideal para captar a radiação solar.

Os estacionamentos solares utilizam um espaço físico do solo muito menor do que os sistemas fotovoltaicos convencionais, pois reaproveita o teto do estacionamento. Com isso, os proprietários desse tipo de negócio garantem benefícios monetários e contribuem para imagem da empresa. Isso porque os consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente.

Além disso, esse tipo de instalação das placas solares costumam produzir mais energia, devido ao ângulo dos módulos fotovoltaicos e a menor restrição de espaço físico em um estacionamento solar.

Quais são os benefícios dos estacionamentos solares?

A produção de energia elétrica por meio de sistemas fotovoltaicos que possuem placas instaladas no teto dos estacionamentos garantem uma série de benefícios. Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, a economia na conta de luz é apenas um deles, a seguir acompanhe a lista completa:

Redução dos gastos

As bandeiras tarifárias aplicadas nas contas de luz são temidas por muitos consumidores, pois estão sujeitos a diversos aumentos constantes. Por isso, a conta de luz continua aumentando sem parar, resultando em altos custos para utilização da energia elétrica.

Além disso, um aumento repentino na demanda dificultam a organização contábil dos consumidores, pois dificulta a previsão do valor mensal em conta de luz. Mas, um sistema solar além proporcionar economia na conta de luz, auxilia na medição do consumo mensal.

Dessa maneira, os estacionamentos solares também auxiliam na estabilização do fluxo de caixa da empresa, evitando retrabalhos e garantindo investimentos eficientes.

Redução dos custos de manutenção de um estacionamento

Os estacionamentos solares também podem contribuir para a redução dos custos de manutenção de um estacionamento. A cobertura proporcionada pelas placas solares garantem uma maior proteção para os carros contra chuvas fortes e granizo. Vale ressaltar que as placas fotovoltaicas possuem grande resistência contra impactos.

Também é possível elaborar um projeto solar onde a água da chuva é canalizada para determinadas áreas. Com isso, os custos de limpeza do teto diminuem e a água armazenada pode ser utilizada para limpeza e irrigação

Beneficia o meio ambiente e a imagem da empresa

Com a instalação de um estacionamento solar ou garagem solar, o estacionamento pode efetuar suas atividades e processos de maneira sustentável, contribuindo para o meio ambiente de forma direta. Além disso, um empreendimento sustentável contribui para a criação de um ambiente de trabalho cooperativo.

As placas solares também beneficiam a imagem da empresa, pois os consumidores estão cada vez mais preocupado com o meio ambiente. Com isso, um estacionamento que utiliza uma fonte de energia limpa e renovável tende a atrair a atenção dos clientes.

Melhor aproveitamento do espaço físico

Para instalar um estacionamento solar não é necessário um espaço físico grande ou adicional, pois o espaço físico já ocupado é reaproveitado pelas placas solares. Como foi dito, a cobertura proporcionada pelas placas protege os veículos das chuvas fortes.

Mas uma curiosidade interessante é: ao poupar os veículos da exposição ao sol, os proprietários dos carros são beneficiados ao economizar combustível. Isso acontece pois evita que os automóveis superaqueçam.

Suprir as demandas energéticas do estacionamento

Dependendo do tamanho do projeto solar elaborado, o estacionamento solar pode suprir toda a demanda energética da empresa. Quanto maior for o projeto, mais rápido é o retorno sobre o investimento feito nas placas solares.

Aumento dos serviços oferecidos no estacionamento

A energia elétrica gerada por meio das placas solares pode ser utilizada para oferecer outros tipos de serviços para os clientes do estacionamento. Um bom exemplo é o carregamento da bateria de automóveis elétricos.

Com isso, o tempo de retorno sobre o investimento diminui, pois os custos desse tipo de serviço diminuem e o lucro aumenta com o estacionamento solar.

Otimização da qualidade do serviço

Andar durantes horas na rua e voltar para casa dentro de um carro extremamente quente devido à exposição ao sol não agrada ninguém. A situação pode piorar nas áreas mais quentes do Brasil, onde o calor extremo pode prejudicar a saúde dos motoristas e caronas.

Por isso, os estacionamentos que oferecem algum tipo de cobertura para os automóveis que estão estacionados são muito mais atrativos para os consumidores. Vale ressaltar que um cliente satisfeito sempre buscará os seus serviços, além de divulgar sua marca.

Melhoria estética do estacionamento solar

Vale ressaltar que os estacionamentos que optam por instalar placas solares dessa maneira, adquirem uma estrutura impressionante que se diferencia dos concorrentes. Em uma realidade cada vez mais conectada, é comum encontrar clientes que buscam por inovações e empresas que buscam maneiras de superar seus concorrentes.

O aspecto estético proporcionado pelo estacionamento solar pode ser uma ótima forma de se destacar de outros estacionamentos comuns. Tudo depende da forma como o gerente do estacionamento divulga a novidade para os clientes.

Já existem estacionamentos solares no Brasil?

Os Carports Solares são uma tendência por todo o território nacional. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, o estacionamento solar já é uma realidade. O sistema contribui para a redução de gastos, oferece sombra aos veículos e ainda possibilita um estacionamento muito mais bonito e elegante.

Um clube de recreação chamado Max Min Clube em Monte Claros, Minas Gerais foi um dos primeiros a utilizar o estacionamento solar para gerar energia elétrica. O sistema fotovoltaico do clube possui 936 placas solares, que ocupam uma área de 1.656 metros quadrados. Uma parte da mini usina solar está sendo usada como cobertura de estacionamento.

O restante das placas de energia solar fotovoltaica foi instalado no teto de um ginásio de tênis, totalizando uma capacidade máxima de 248,04 kWp, capaz de suprir em até 74% do consumo em energia elétrica do clube. O  sistema fotovoltaico do clube economiza cerca de R$ 3,5 milhões de reais em gastos com a conta de luz, durante os 25 anos de vida útil de um sistema solar.  As estruturas garantem a redução na conta de luz e atraem a atenção dos clientes. Além disso, elas também possui uma série de vantagens para os proprietários e funcionários de um estacionamento.

Fonte: www.soliens.com.br

 


Comentário(s) (0)


Deixe seu comentário