Eletrosolaris em Ação

Energia Solar cresce e começa atrair Famílias e Condomínios

Energia Solar cresce e começa atrair Famílias e Condomínios

SISTEMAS FOTOVOLTAICOS SE MOSTRAM ATRAENTES ÀS FAMÍLIAS E CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS.

Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) apontam que, de 2013 até hoje, o número de micro geração de energia subiu de 23 para 30.900, onde 99% é de energia solar. A maioria das ligações foram feitas por consumidores residenciais. Eles veem através da energia solar uma saída para o alto custo da energia elétrica no Brasil, o qual tem subido bem acima da inflação.

Recentemente, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) decidiu financiar pessoas físicas interessadas em micro geração de energia solar. O empréstimo tem taxas que variam de 4,03% e 4,55% ao ano, prazo de carência de 3 a 24 meses e 12 anos para pagar. Isso fez com que aumentasse o interesse da população em gerar sua própria energia, estando ao alcance se várias classes sociais.

A possibilidade de gerar a própria energia elétrica e ao mesmo tempo reduzir a despesa mensal levou o consultor de imóveis Carlos Tabacow a investir na energia solar fotovoltaica e praticamente zerar a conta de luz. Antes da instalação do sistema, ele gastava mensalmente cerca de R$ 600. Agora paga apenas R$ 40 pelo custo da distribuidora. “Em sete anos, terei retorno do investimento feito”, calcula o consumidor, que vê na micro geração um caminho sem volta. “No futuro, não vamos mais depender de concessionária. Cada um vai gerar a própria energia.”

Existem também empresas investindo em uma área grande instalando um grande número de placas, para alugar para pessoas que tenha pouco espaço para instalação das placas solares, que estejam na mesma região, e assim elas pagam um valor que esteja bem abaixo da conta de luz que elas pagam, isso se chama geração remota.

Fonte: Revista Exame


Comentário(s) (0)


Deixe seu comentário